Redes Acadêmicas e Internet das Coisas
O conceito de Internet das Coisas (IoT) existe há anos. A cada ano, a escala e o escopo desse novo mundo da IoT parecem se expandir drasticamente. À medida que o potencial inicial e o entusiasmo associados às novas capacidades e serviços aumentaram, também aumentaram as preocupações com os desafios de segurança e privacidade que esse novo paradigma apresenta. Atualmente, existem inúmeros esforços e atividades que estão enfrentando esses desafios. A história da Internet nos ensinou que a chave para melhorar a segurança é, muitas vezes, uma questão de colaboração entre as muitas partes afetadas. Além disso, essas melhorias exigirão melhorias tecnológicas, políticas e regulamentações razoáveis, além de boas práticas operacionais comuns. Uma ferramenta para melhorar o estado de segurança e privacidade é o IoT Security & Privacy Trust Framework (https://otalliance.org/system/files/files/initiative/documents/iot_trust_framework6-22.pdf) desenvolvido pelo Online Trust Alliance da Internet Society. (https://otalliance.org/). Essa estrutura fornece um conjunto robusto de diretrizes para melhorar a segurança e a privacidade da IoT.
Como esta ferramenta se relaciona com a comunidade de redes de Pesquisa e Educação e as redes que tradicionalmente operam? Existem lacunas tecnológicas ou operacionais em relação às quais esta comunidade está posicionada de forma única para resolver? Existem outras ferramentas especificamente relevantes para a comunidade de redes? Esta apresentação analisará os desafios e oportunidades que a IoT representa para a comunidade de RNPE em particular. Examinará possíveis áreas onde esta comunidade, com suas experiências e recursos exclusivos, pode contribuir para a melhoria da segurança e privacidade do IoT.
Karen O'Donoghue
Analista de Pesquisa de Redes e Confiança de Internet Society
Karen O'Donoghue é Analista de Pesquisa de Redes e Confiança de Internet Society, trabalhando para melhorar a infraestrutura geral de confiança da Internet mediante a exploração de soluções técnicas, facilitando o desenvolvimento e a implementação destas soluções e apoiando a evolução das políticas de apoio. Também trabalha na coordenação da formulação da estratégias de alcance e identificação de sócios e relações que promovam o desenvolvimento de tecnologias que possibilitem a confiança.
O'Donoghue possui uma longa história de participação em órgãos como IETF, IEEE, além de trabalhar tanto na equipe de InteropNet como na de operações da rede IETF. Antes de Internet Society, trabalhou também para a Marinha dos EUA, no desenvolvimento e aplicação de padrões e tecnologias de redes comerciais para os sistemas de tempo real da Armada.