Legado Digital da viagem de Spix e Martius pelo Brasil: e-ciência, arte e cultura
Resumen de la Presentación (original proporcionado por el/los autor/es):
"A apresentação tem como meta apresentar a estratégia de consolidação da plataforma digital do legado da expedição Spix e Martius pelo Brasil (1817-1820), integrando dados de ocorrência, imagens e sons de espécies biológicas com publicações on-line. O esforço prevê também a integração de imagens de obras de arte e cultura mantidas em acervos no país e exterior, sempre que associadas a expedição dos naturalistas bávaros pelo Brasil. Visando ampliar a interoperabilidade dos sistemas de informação desenvolvidos em parcerias com redes colaborativas e gerenciados pelo Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA), serão mapeadas iniciativas complementares com foco no uso, reuso e permanência da plataforma digital do legado de Martius e Spix."
Vanderlei Perez Canhos
Diretor Presidente CRIA - Centro de Referência em Informação Ambiental
Graduado em Engenharia de Alimentos e Mestre em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Food Science and Technology pela Oregon State University (1980). É professor aposentado da UNICAMP e Diretor Presidente do Centro de Referência em Informação Ambiental-CRIA. Tem como foco de atuação a definição de políticas e estratégias de desenvolvimento de sistemas de informação, visando a disseminação de informação sobre biodiversidade. Coordenou o projeto de implantação da Rede speciesLink um sistema agregador de dados e informações sobre amostras depositadas em coleções biológicas, e o desenvolvimento do openModeller, um ambiente computacional de modelagem de nicho ecológico de espécies. Como membro de comitês nacionais e internacionais, contribuiu para o desenvolvimento de várias iniciativas focadas na disseminação de informação sobre biodiversidade, incluindo a Rede Interamericana de Informação sobre Biodiversidade (IABIN), o Instituto Virtual de Biodiversidade do Programa Biota-Fapesp, o Global Biodiversity Information Facility-GBIF. No período de 2001 a 2005 atuou como consultor da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) contribuindo na definição de diretrizes para a operação e gestão de Centros de Recursos Biológicos. Foi membro do Conselho Diretor do species2000 /Catálogo da Vida (Col). As atividades em curso tem como foco a consolidação de parcerias estratégicas nas áreas de e-ciência, arte e cultura, visando a ampliação da disseminação e uso de dados e informação pela comunidade de educação e público leigo.
Autores: Sérgio Manuel Serra da Cruz, Marcos Bacis Ceddia, Pedro Vieira Cruz, Gabriel S. Rizzo, Renan C. T. Miranda, Sabrina O. Cruz, Ana Clara Correa, Felipe Klinger, Élton C. Marinho, Eber Assis Schmitz