A Cooperação Latino Americana de Redes Avançadas (RedCLARA) e a Internet Society (ISOC) assinaram nesta quarta-feira, 5 de setembro, por ocasião da Conferência TICAL2018 e do 2º Encontro Latinoamericano de e-Ciência, em Cartagena de Indias, Colômbia, um Memorando de Entendimento (MoU) que visa potencializar a cooperação entre as duas organizações. RedCLARA e ISOC foram representadas por Luis Eliécer Cadenas Marin, Diretor Executivo da rede regional, e Christian O'Flaherty, Gerente Sênior de Desenvolvimento de ISOC para América Latina e Caribe, respectivamente.
Entre as ações previstas no Memorando de Entendimento estão a colaboração na organização de workshops, conferências, seminários de formação e execução de projetos ou de pesquisas, e a promoção da segurança de roteamento por meio da criação de iniciativas que incentivem a adoção das ‘Normas de Acordo Mútuo para Segurança de Roteamento’ (MANRS, por sua sigla em Inglês). Em assuntos de sua competência, RedCLARA apoiará os esforços de ISOC para envolver acadêmicos e engenheiros de instituições de ensino superior na América Latina nestas iniciativas através da divulgação direta de tais ações junto a suas redes membro e ao público geral através de seus canais de comunicação.
No âmbito da Conferência TICAL e outros espaços presenciais em que RedCLARA tem espaço para o desenvolvimento de atividades de formação, sempre que ISOC considere e consinta a realização dessas atividades, a rede das redes acadêmicas latino-americanas também se compromete a registrar sessões para utilização no desenvolvimento de cursos de formação on-line (do tipo MOOC), que serão promovidos como realizações conjuntas entre as duas instituições.
Na opinião de Luis Eliécer Cadenas, o Memorando vem para fortalecer laços já existentes. "RedCLARA e Internet Society têm trabalhado de perto durante muitos anos e este Memorando elevará essa colaboração a um nível de compromisso ainda mais alto. A relação com ISOC sempre nos rendeu frutos e estamos orgulhosos de formalizar essa parceria. Para RedCLARA este acordo é de grande valor e sabemos que assim será para os nossos membros e seus beneficiários", disse.
Christian O'Flaherty, por sua vez, destacou a importância de acordos como este num contexto em que a segurança e a estabilidade na Internet estão se tornando cada vez mais cruciais. "As redes acadêmicas foram pioneiras no desenvolvimento da Internet na região e no mundo. Agora, universidades e redes acadêmicas podem mais uma vez dar o exemplo e serem pioneiras na implementação de melhores práticas para tornar a Internet um serviço melhor e mais confiável", analisou.