ojo-celeste-tical.jpg
CONVOCATÓRIA DE TRABALHOS TICAL2018
Transformação digital em instituições de ensino superior, ciência e cultura

Os interessados em postular a TICAL2018 devem enviar suas propostas para tical@redclara.net indicando no assunto: Propuesta para la Convocatoria de Trabajos - TICAL2018. Os interessados em postular ao II Encontro Latino-Americano de e-Ciência devem enviar suas propostas para eciencia@redclara.net indicando no assunto: Propuesta para Convocatoria de Trabajos - 2º Encuentro Latinoamericano de e-Ciencia.

Datas importantes:

  • 26 de fevereiro de 2018: abertura das convocatórias
  • 07 de maio de 2018: encerramento das convocatórias
  • 29 de junho de 2018: Notificação dos autores selecionados
  • 03-05 de setembro de 2018: TICAL2018 e II Encontro Latinoamericano de e-Ciência - Cartagena das Índias, Colômbia
Download:
Llamado Autores TICAL2018
Guia dos Autores TICAL2018 e 2º Encontro Latino Americano e-Ciência
Nossa sociedade está utilizando massivamente as tecnologias digitais para todo tipo de trabalho. Novas tendências na área das TIC, assim como o desenvolvimento das versões móveis de acesso à Internet, serviços na nuvem, o Big Data, a Internet das Coisas (IoT) e o movimento aberto possibilitaram o que se conhece como ‘Transformação Digital das Organizações’, uma tendência que alcança todo tipo de instituições, que estão passando por grandes mudanças por conta da digitalização. As instituições de educação superior não estão alheias a esse processo.

Os estudantes e também muitos dos docentes, pesquisadores e funcionários dessas instituições são de uma geração forjada no processo de digitalização da sociedade; os chamados millenials¹ cresceram com a Internet, as redes sociais e os dispositivos móveis, fazendo uso intensivo da tecnologia. Por esta razão esperam um entorno onde as TIC sejam parte de seu processo de aprendizagem, dos processos de geração de conhecimento e dos serviços que a instituição deve prestar-lhes.

Seguindo o lema compartilhado pela Conferência TICAL2018 e pelo 2º Encontro Internacional de e-Ciência - Transformação Digital em Instituições de Educação Superior, Ciência e Cultura -, e tudo o que já foi exposto, a convocatória de trabalhos de TICAL2018 privilegiará trabalhos que apresentem resultados de experiências de implementação de soluções e estratégias TIC que contribuam para a transformação digital da universidade.

Para esta convocatória, convidamos os interessados a apresentarem trabalhos nas linhas temáticas detalhadas nos seguintes parágrafos, às quais expressam o impacto gerado pelas TIC na Universidade para ajudar a transformá-la e melhorá-la.

As linhas temáticas são:
  • Colaboração
  • Melhora de processos
  • Personalização
  • Governança e Gestão TIC
  • Infraestrutura e segurança

Colaboração
Soluções TIC implementadas que permitam e potencializam a interação, a comunicação, o trabalho conjunto, a produção e a transferência de experiências entre os distintos atores - externos e internos - da instituição. Por exemplo: plataformas de colaboração implementadas (mensagens instantâneas, fóruns, videoconferência, contatos, grupos, etc.) dentro de uma estratégia institucional que facilite a identificação de pares e áreas de trabalho conjunto.

Melhora de processos
Soluções TIC implementadas que otimizam ou transformam processos e serviços relacionados ao ensino, pesquisa, extensão e administração da instituição com o objetivo de melhorar a aprendizagem, gerar e transferir conhecimento, aumentar a eficiência e eficiência administrativa; com foco na melhoria da experiência do usuário dessas tecnologias. Por exemplo: sistemas de gerenciamento que melhoraram a experiência do usuário, incorporando alertas, mobilidade e personalização de sua experiência de usuário, ou facilitando e tornando os processos mais flexíveis; sistemas que permitem a gestão de documentos digitais, como diplomas universitários, que acelerem e melhorem a dinâmica e as condições de segurança dos procedimentos, que podem incluir o uso de blockchain para proteger documentos; aplicações móveis que permitem novas dinâmicas nos processos de ensino ou extensão, etc.

Personalização
Soluções de TIC implementadas que permitiram adaptar os serviços às necessidades individuais dos diferentes atores da comunidade universitária e melhorar seu desempenho. Por exemplo: soluções de análise de aprendizagem com base em dados e com algoritmos de machine learning que personalizam rotas de aprendizagem de acordo com as particularidades do aluno (perfil, curso, forma de aprendizagem, trajetória, entre outros); soluções que possibilitem a inclusão de pessoas com diferentes habilidades, etc.

Governança e Gestão TIC
Estratégias, métodos e boas práticas implementadas para apoiar a tomada de decisões, a transparência de processos e o gerenciamento de TIC nas universidades para alcançar a transformação digital. Por exemplo: metodologias de trabalho implementadas para o desenvolvimento de aplicações; implementação do comitê de governança TIC para o desenvolvimento do portfólio de projetos, etc.

Infraestrutura Tecnológica e Segurança
Arquiteturas e tecnologias implementadas para dar a base de suporte e segurança necessária para as necessidades e desafios próprios da transformação digital. Por exemplo: sistemas de banco de dados que suportam grandes volumes; sistemas de autenticação federados; sistemas de defesa com detecção preditiva; redes sem fio com recursos analíticos, etc. Serão priorizadas aplicações tecnológicas e conceitos inovadores que incorporem, entre outros, inteligência artificial (learning machine, deep learning, etc.), analítica de dados, IoT e blockchain, para nomear alguns exemplos.

A Conferência TICAL será realizada, pelo segundo ano consecutivo, juntamente com o Encontro Latinoamericano de e-Ciência, cuja convocatória de trabalhos também terá como foco a transformação digital nos processos de pesquisa (veja a convocatória aqui).

Somente serão aceitos trabalhos que destaquem a solução e sua implementação tecnológica.

Requisitos obrigatórios para participar e apresentar trabalhos


Os trabalhos apresentados devem atender aos seguintes critérios para serem aceitos:
  1. Experiências: os trabalhos apresentados devem ter um forte foco em experiências, uma vez que TICAL é um âmbito de compartilhamento de acertos e erros entre parceiros. Não há interesse em trabalhos científicos ou meramente acadêmicos.
  2. Projetos ou serviços: se busca que os trabalhos descrevam projetos executados ou serviços implementados, e não somente ideias ou propostas que ainda não saíram do
  3. papel.
  4. Foco nas TIC: TICAL reúne os responsáveis pelas TIC das universidades latinoamericanas. Justamente por isso, se busca que os trabalhos apresentados sejam interessantes para eles.
  5. Impacto na estratégia universitária: Se considera como um valor muito significativo que o trabalho descreva, caso corresponda, o impacto causado pela solução tecnológica na estratégia da universidade.
  6. Classificação por eixo temático: Os autores deverão indicar o eixo principal sob o qual apresentam seu trabalho. É possível eleger um eixo secundário caso o trabalho tenha mais de um.

A estrutura de apresentação dos trabalhos deve conter os seguintes aspectos:
  1. Problemática e contexto no qual o projeto se desenvolveu
  2. Descrição da solução tecnológica implementada (se o trabalho tiver como tema uma experiência implementada na gestão ou governança TIC, é necessária a descrição da mesma).
  3. Aspectos críticos e relevantes a ressaltar e detalhar.
  4. Resultados obtidos e seu impacto.
  5. Aprendizados (acertos e erros)
  6. Impactos não esperados (caso haja).

Material que os postulantes deverão preparar
Um trabalho com uma extensão mínima de oito (8) e máxima de 20 páginas, que descreva o labor realizado e seus resultados. Os idiomas oficiais são o espanhol e o português.

Os trabalhos deverão ser enviados em estrita conformidade com o formato estabelecido pelo Guia de Autores da Conferência TICAL2018 e do II Encontro Latinoamericano de e-Ciencia (baixe aqui) em formato Word e PDF.

Caso seu trabalho seja selecionado, será necessário preparar:
  1. Uma cópia em inglês do resumo (abstract) do trabalho (entre 200 e 300 palavras).
  2. Uma apresentação de no máximo 15 minutos, que mostre a experiência desenvolvida em todas as suas etapas (15 minutos é o tempo máximo para a apresentação e será estritamente respeitado).

Benefícios para os trabalhos selecionados
RedCLARA arcará com os custos das passagens aéreas até a cidade-sede do evento (Cartagena das Índias, na Colômbia) para um (1) autor de cada trabalho selecionado.

ORGANIZAN

Contato

RedCLARA_Comunica@redclara.net

(+56) 2 584 86 18

Avenida El Parque 4680-A, Oficina 108
Huechuraba, Santiago, Chile.

Rambla República de México 6125
Montevideo 11400, Uruguay.

© Copyright 2017 . All Rights Reserved Spectrum Template by JoomShaper

Please publish modules in offcanvas position.